Menina Maniva

A que veio da mandioca, a parte venenosa, com muita clorofila, que precisa de sete dias para ser digerida. Isso porque não é qualquer um que encara a "pratada": Quente, calórica e pesada. Aparência nada amigável, sabor incomparável.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Noniçoba ?



Quem provou sabe que o gosto não é agradável, mas esta na boca do povo que faz bem a todo tipo de doença. A mais nova moda da indústria alimentícia de produtos naturais é a Morinda Citrifolia, popularmente conhecida por “Noni”. Essa fruta de aparência estranha,oriunda de terras Taitianas, da Polinésia Francesa,chegou no Brasil por volta de 2003, e já tem muita gente pagando para ver (literalmente) os resultados milagrosos prometidos pela fabricante norte-americana “Tahitian Noni”. A propaganda da empresa atribui a ele propriedades de cura das mais diversas doenças, que vão das simples dores de cabeça e estresse, até a cura da aids e câncer.
O produto é legalizado no Brasil e tem registro no ministério da saúde, mas a Agencia nacional de vigilância sanitária (ANVISA), proibiu a veiculação de qualquer propaganda do desde abril de 2004, por considerar que ‘os medicamentos são os únicos produtos que possuem e podem alegar propriedades medicinais ou curativas’, e o Noni ainda não possui comprovações científicas suficientes para ser anunciado.
No site oficial da empresa existem artigos divulgados por especialistas americanos que afirmam ter utilizado o Noni no tratamento de pacientes com cancêr, dizendo que ele é ótimo para o ‘revigorar o sistema imunológico durante a quimioterapia’ e também para pessoas com cancro, onde recomenda-se tomar ‘normalmente duas garrafas de suco por mês, mas há quem tome muito mais...’ O suco é composto 89% pela fruta noni, e os 11% restantes por uva,e outros ingredientes naturais.
No site, o fabricante ainda mostra-se “solidário” com os ‘menos favorecidos monetariamente’: “Devido a por vezes dificuldades monetárias, temos e ajudamos as pessoas, a terem o Noni o mais barato possível,caso queira tomar/experimentar o Noni, ou fazer o chamado "tratamento completo " e não tem condições de adquirir (cada garrafa, custa cerca de 51 euros - 155 reais ), contacte-nos por email”.
Mas essa indústria sabe como ser solidária e ao mesmo tempo lucrativa. Segundo dados divulgados pela própria empresa na internet só em 2002 o faturamento chegou a cerca de 500 milhões de dólares em vendas no mundo todo.
No pará a divulgação está só no começo, e como o povo daqui já é acostumado com essas "mandingas" naturais, chá disso, banho daquilo, parece que o Noni vai virar moda. O que já se sabe mesmo é que faz um bem danado para o bolso. Quem viaja de carro está acostumado a ver nas estradas próximas da capital faixas anunciando o valor do suco Noni, e é possível encontrar até promoções de 75 reais o litro por esses estabelecimentos de beira de estrada.
No orkut já possível encontrar a comunidade “Noni Belém”, a única que relaciona uma cidade com os consumidores da fruta. São cento e vinte quatro pessoas que discutem os benefícios do suco no seu corpo e fazem negócio, revelando onde encontrar o litro mais barato na cidade. Alguns participantes também anunciam suas “garrafadas”, e tentam encontrar parceiros para o negócio.
E como paraense também tem mania de regionalizar tudo, daqui a pouco inventam a "Noniçoba".
Eu não me arrisco não. Não troco minha maniva por nada.

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