Menina Maniva

A que veio da mandioca, a parte venenosa, com muita clorofila, que precisa de sete dias para ser digerida. Isso porque não é qualquer um que encara a "pratada": Quente, calórica e pesada. Aparência nada amigável, sabor incomparável.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Os Cults não são felizes


Eu queria muito entender como alguém que vê só filmes de drama e ouve Smash Pumpkins pode ser feliz. Eu bem que tentei ser Cult, mas essa mania dramática-sórdida-melancólica me deprime, óbvio.
Imagina só, uma leonina,sentimental, chorona e Cult? Nem combina.
Sempre achei que os leoninos são “Patrícios”, com seus objetos luxuosos ou até podem ser "Emos" com seus acessórios esdrúxulos, ou ainda, "Indies-punks" com seus cabelos chamativos. Algo brilha em cada um. Agora, Cult ? Impossível.
Os Cults sempre tentam passar despercebidos, fingem não ligar para a aparência, mas no fundo querem se diferenciar justamente por isso. Querem chamar atenção com sua desarrumação, ou seu modo “despojado” de ser.
Não me enganam, não. No fundo querem brilhar nas passarelas da fama das palafitas e dos cinemas alternativos da cidade.
Em Belém do Pará tem moda para tudo, tem lugar para todos.
Tem panelas de gente com muitas misturebas. Aqui elas enchem e esvaziam a todo o momento, e a maioria é mesmo vazia, em sua essência. Falta a pitada de tempero, o ingrediente especial. O mal dos que pertencem a “tribos” é que eles sempre colocam a tampa na hora errada.
Os Cults, por exemplo, sempre se fecham porque pensam que seu azeite da Polinésia Francesa, cultivado por belas irmãs judias, faz deles saborosos a qualquer paladar. Que nada. Caboco toma açaí sem açúcar, maninho. (Mas sem regionalismo, menina-maniva, por favor).
O irritante é o modismo gratuito, a demagogia, o excesso de Niscth ou Paulo Coelho, sendo declamados barzinhos a fora.Os cults acreditam saber medir o seu ecletismo.
Os homens cults são reservados. Cursam publicidade, jornalismo, letras, ou filosofia, as humanas ciências que os eleva ao poder de humanos melhores que os demais. Ah, também é muito comum, vê-los com câmeras de lentes de 1 metro, super potentes. Eles se consideram os fotógrafos-prodígios, formados pelo curso do Chikaoca, dentro dessa Belém de tantas imagens clichês.O Flickr (a nova moda depois do fotolog.com) é abastecido depois do Círio e do arrastão do Pavulagem. Arte é isso para eles: Novos olhares. E até pode vir a ser, desde que não fechem a panela, ou melhor, os olhos, para o que está além do seu universo deprimido.
As mulheres cults também estudam nos cursos de humanas, mas com ciência em moda. É a bola da vez. As cults não são tão iguais, isso porque cada uma adapta na roupa a "sua cara", mesmo que ela seja a cara da Marilyn Monroe ou da Janis Joplin estampada. Claro, elas são as verdadeiras musas cults, unindo-se a Billy Holiday (Jazz "é o que há" para os Cults).
As meninas montam lojas e fazem bazares reunindo amigas cults que conheceram a menos de um dia mas se identificaram pelo gosto cult em comum.
Sabe que nem é tão difícil observar o mundo Cult? Eles adoram estar à margem e ao mesmo tempo, inseridos nas rodas de conversa.Muita gente escreve sobre eles, muitos têm blogs poéticos e críticos bem mais produtivos, cheirosos, e com a medida certa de melancolia para listar 10 comentários diários.
E eu acho tudo isso lindo e engraçado. Sério. Eu não sou hipócrita.
Eu gosto dos "todos". Cults, indies, punks, hippes. Eu dizia antigamente que era de todas as tribos, mas isso sim é hipocrisia. Eu sou da tribo dos "pseudo-metidos a super legais", mas sou realmente feliz. Danço funk até o chão e uso binócolos em óperas. Então, eu nunca estarei na mesma “sinergia” dos cults aculturados e deprês.

Chegando ao fim, e voltando ao começo desta análise inútil, a minha explicação de ser anti-Cult ainda é a mesma, filosofia barata:
Os filmes de Almodóvar no fim de semana me cortariam os pulsos.
Morrissey nos ouvidos seria um pedido de socorro a meia noite.
Eu, como leonina, sentimental, chorona, estudante de ciências humanas, moradora de Belém do Pará, assumo essa realidade e essa panela.

E mais: Os cults preferem Carpachos a minha Maniçoba, com toda certeza.

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial